RM045 | Romanos 7:7 a 13 | A Natureza Dominante da Lei Judaica / A Natureza Dupla da Lei Judaica

A Natureza Dominante da Lei Judaica

Texto Bíblico |Positivamente, a Lei Revela o Pecado | 7.2.2

7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.
9 E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
10 E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
13 Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.

Comentário

A lei é boa porque [1] revela o pecado (v.7) e [2] revela a grande malignidade do pecado (“excessivamente maligno” v.13). Isto não quer dizer, porém, que a lei cria o pecado, porque, como se via em Rm 5:13 a 21, o pecado existe até quando não há lei.

Paulo ilustra como a lei revela o pecado com um testemunho pessoal. Ele explica como ele mesmo não sabia que tinha concupiscência, até que o mandamento contra a concupiscência (Êx 20:17) se apresentou a ele. Aquele único mandamento servia como o dedo de Deus, apontando ao pecado de Paulo.

Paulo também ilustra como a lei revela a grande malignidade do pecado, por destacar que a lei provocava o pecado dele (ao invés de controlá-lo). O pecado de Paulo descobriu uma razão para agir (“tomando ocasião” v.8), e começou a desejar todos os tipos de concupiscências.

Por que? Havia uma razão—o mandamento, colocado acima de Paulo, provocou o pecado. Então, antes de conhecer o mandamento, Paulo era capaz de possuir concupiscência maligna sem ficar apaixonado em rebelião para pecar (“estava morto o pecado”). Ele estava vivo com o pecado dentro dele, mas ele não estava ciente de que o pecado dele, quando provocado, rebelaria e desejaria cometer maldade. Além disso, quando provocado Paulo percebeu que a lei, que Deus originalmente deu para apontar o homem à vida, na verdade ameaçava o homem com a morte (v.10). Isto é porque a lei dizia: “Faça isso, e viva,” como se o homem conseguisse obedecer perfeitamente e viver. Paulo não era perfeito, (como todos nós); consequentemente, a lei lhe disse: “Você falhou; você deve morrer.”

Paulo concluiu que o pecado o enganou (v.11). O pecado tinha se escondido até o momento certo—uma provocação pela lei. Paulo se sentia muito bem, mas quando a lei se apresentou, o pecado se levantou, Paulo errou e ficou condenado à morte.

A lei, portanto, é santa (v.12), e o homem, culpado. A conclusão é que Deus permitiu que a lei revelasse o pecado e a grande malignidade do pecado. Agora a humanidade pode se conhecer, e mais importante ainda, pode saber da sua grande necessidade de um Salvador do pecado (v.13). Tal leva alguém a ver a sua necessidade de Jesus Cristo (Gl 3:24).

Perguntas Interativas

  1. O que é que revelou para Paulo o pecado dele?
  2. O que é que tomou ocasião pelo mandamento para operar em Paulo toda a concupiscência?
  3. O mandamento era para vida ou para a morte?
  4. Quando é que o pecado matou Paulo?
  5. Porque é que Deus permitiu que o pecado operasse em Paulo a morte pela lei (ainda que a lei fosse boa)?

Palavras-Chave

  • Cobiçarás – Desejarás algo ou alguém que não é teu, como por exemplo o desejo de ter a esposa alheia
  • Concupiscência – Desejo pecaminoso
  • Lei – Aqui, o padrão escrito de Deus dado aos judeus que discerne o certo e o errado
  • Mandamento – Aqui, o padrão escrito de Deus dado aos judeus que discerne o certo e o errado; a lei
  • Pecado – Desobediência contra Deus
  • Santo/a – O que é separado do mundo e identificado com Deus, não tendo nem pecado nem corrupção

RM044 | Romanos 7:4 a 6 | A Natureza Dominante da Lei Judaica / A Natureza Dupla da Lei Judaica

A Natureza Dominante da Lei Judaica

Texto Bíblico |A Lei Domina até a Morte: Plenamente Executado em Cristo | 7.1.3

4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

 A Natureza Dupla da Lei Judaica

Texto Bíblico | De Modo Negativo a Lei Provoca o Pecado | 7.2.1

5 Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Comentário

Quando um homem crê em Cristo, morre com Ele. (Isto foi ensinado em Romanos 6:3-9). Agora, seguindo uma ilustração de uma mulher libertada do seu marido pela morte, Paulo mostra que o crente está livre da lei e da sua punição. Por morrer com Cristo, a ameaça da punição já foi removida; o pecador foi libertado (v.4). Agora pode se casar com Jesus Cristo, que está vivo novamente.

Este novo casamento providencia duas grandes bênçãos. Primeiro, o crente pode saber que assim como sempre foi obrigado a ser punido segundo a lei, agora ficou completamente desculpado (justificado) por Cristo! Isto se baseia na vida eterna que os dois (o crente e Cristo) possuem!

Segundo, enquanto que o casamento do pecador com a lei trouxe o “fruto” de [1] escravidão, [2] culpa, [3] vergonha e [4] morte, o casamento do crente com Cristo dá o “fruto para Deus.” Ele está libertado para servir a Deus sem temor. O fruto é “para santificação (Rm 6:19-22).


Tendo declarado a natureza dominante da lei, agora Paulo mostra os efeitos desta dominação. Primariamente, a lei não acaba com o pecado, mas o provoca nas suas paixões. Estas “paixões” (v.5) mostram a natureza [1] rebelde e [2] animal do pecado. Primeiro, ao invés de estar restringido pela lei, o pecado rejeita a lei. Segundo, o pecado reage agressivamente como uma fera silvestre quando a lei o esquadrinha. O pecado odeia ameaças e limitações de tal forma que regularmente destrói a pessoa que o comete (por o levar a fazer coisas que a lei prevenia). Este é o “fruto para a morte.”

Aqueles que crêem em Jesus Cristo não são nem ameaçados nem limitados pela lei. Na verdade, são libertados da penalidade da lei. Isto produz uma mudança maravilhosa no crente. Ele agora está animado a obedecer a própria lei que antes o provocava. Esta mudança de coração se baseia na certeza que nunca será obrigado a ser punido pelas demandas da lei. Isto cria um belo paradoxo, porque o crente agora busca toda razão para fazer o bem, ainda que muitos talvez pensem que ele usaria isto como razão para fazer o mal. (Confira capítulo 6, onde isto é explicado em mais detalhes.)

Finalmente, Paulo mostra que enquanto o homem era obrigado a obedecer a lei, precisava servir a Deus sob a mesma “letra” velha (v.6), sempre ameaçado com a morte. Agora, porém, ligado ao Cristo ressuscitado, ele pode servir a Deus com alegria e com um novo “espírito.” Ele sabe que viverá. Essencialmente, quando alguém entende que está libertado da lei, muda a sua atitude. Agora, quer obedecer as regras que antes rejeitava.

Perguntas Interativas

  1. Com quem devemos nos casar agora que estamos mortos para a lei pelo corpo de Cristo?
  2. Para quem devemos dar fruto no nosso casamento?
  3. O que causava a operação das paixões dos pecados em nossos membros para darem fruto para a morte?
  4. Devemos servir em novidade de espírito ou na velhice da letra?

Palavras-Chave

  • Carne – Aqui, o estado daquele que está culpado diante de Deus, não tendo o Espírito de Deus nele
  • Espírito – A parte invisível do homem; aquilo que está motivado a agir no homem (contraste com o “coração” que motiva)
  • Lei – Aqui, o padrão escrito de Deus dado aos judeus que discerne o certo e o errado
  • Letra – Aqui, as palavras da lei
  • Libertados – Desobrigados
  • Paixões do Pecado – Emoções; impulsos do pecado
  • Paradoxo – Duas coisas que se contradizem mas ainda são a verdade
  • Pecado – Desobediência contra Deus
  • Santificação – Consagração; purificação; Separado para Deus e identificado com Ele; sem pecado
  • Vida eterna – Vida de alta qualidade que dura para sempre

RM043 | Romanos 7:1 a 3 | A Natureza Dominante da Lei Judaica

Texto Bíblico | A Lei Domina até a Morte: Plenamente Declarado| 7.1.1

1 NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?

 Texto Bíblico | A Lei Domina até a Morte: Plenamente Ilustrado no Casamento | 7.1.2

2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

Comentário

Capítulo 7 é a segunda parte do parêntese de Paulo entre capítulos 5 e 8. Capítulo 5 concluiu com duas declarações fortes sobre a graça e a lei. Em primeiro lugar, ele disse que a lei foi dada para mostrar a pecaminosidade do homem (Rm 5:20). Em segundo lugar, a graça excede a pecaminosidade do homem de tal forma que um homem que se torna para Cristo fica completamente libertado de toda a punição. Estas duas conclusões criaram dúvidas nas mentes dos leitores de Paulo. Em capítulo 6, Paulo respondeu às questões sobre a graça de Deus. Agora, em capítulo 7, Paulo responde às questões sobre a lei.

Paulo sabia que as suas palavras certamente trariam questões dos judeus. Eles reverenciavam a lei. Embora eles falhassem em compreendê-la a segui-la, ainda não queriam qualquer ensino que (até somente um pouquinho) danificava a reputação da lei. Então, Paulo escreveu: “Falo aos que sabem a lei” (v.1).

Paulo começa capítulo 7 por plenamente declarar que a lei domina até a morte. Isto quer dizer que aqueles que estão debaixo da lei não podem escapar a punição dela, se a violarem.


Paulo depois ilustra a natureza dominante da lei. Assim como uma mulher está ligada ao seu marido vivo, também um homem debaixo da lei está ligado à lei por todo o tempo que ele vive (v.2). A mulher está livre para se casar com outro homem somente depois da morte do seu marido (v.3). Ela não pode nem ser chamada de uma adúltera nem ser punida assim.

Perguntas Interativas

  1. Para quem Paulo estava diretamente falando em capítulo 7?
  2. O que a lei tem sobre o homem por todo o tempo que vive?
  3. Quando a mulher está livre do seu marido?
  4. Quando uma mulher se chama de adúltera?
  5. Quando uma mulher está livre para se casar com outro?

Palavras-Chave

  • Adúltera – Mulher que viola o seu casamento com alguém que não é o seu marido vivo
  • Domínio sobre – Poder ou autoridade sobre
  • Lei – Aqui, o padrão escrito de Deus dado aos judeus do certo ou do errado
  • Livre – Libertado

RM042 | Romanos | Índice de Capítulo 07

Capítulo 07 | A Lei de Deus

7.1.1 A Natureza Dominante da Lei Judaica (vv.1 a 4)

7.1.1 A Lei Domina até a Morte: Plenamente Declarado

7.1.2 A Lei Domina até a Morte: Plenamente Ilustrado no Casamento

7.1.3 A Lei Domina até a Morte: Plenamente Executado em Cristo

7.2.1  A Natureza Dupla da Lei Judaica (vv.5-13)

7.2.1 De Modo Negativo a Lei Provoca o Pecado

7.2.2 De Modo Positivo a Lei Revela o Pecado

7.3.1 A Incapacidade da Lei Judaica, Ainda que Seja Espiritual, de Fazer o Homem Espiritual (vv.14-25)

7.3.1 A Lei É Espiritual

7.3.2 O Homem É Carnal

7.3.3 O Homem Está numa Guerra que Não Consegue Ganhar pela Lei

7.3.4 O Homem Está numa Guerra que Consegue Ganhar por Jesus Cristo

RM041 | Romanos 6:21 a 23 | A Perfeição da Graça Transformadora de Deus

Texto Bíblico | A Perfeição do Pecado É Vergonha e Morte | 6.4.1

21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.

 Texto Bíblico | A Perfeição da Graça É Santidade e Vida Eterna | 6.4.2

22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Comentário

O pecado é vergonhoso. Crentes se envergonham pelo pecado (v.21), porque o pecado nunca foi produtivo quando eles o serviam. A morte é sempre o resultado. Paulo chega a esta conclusão para demonstrar novamente que crentes não desobedecem a Deus na conta da graça de Deus.


O crente, pela graça de Deus, [1] está livre do pecado, [2] é o servo de Deus, [3] frutífero em santidade, e [4] possuidor de vida eterna (v.22). É permitido andar um caminho totalmente diferente do que antes. Antigamente, estava ganhando a morte pelo pecado [v.23], mas agora, ele tem a vida eterna por Jesus Cristo. Esta vida é o dom gratuito de Deus pela Sua graça, e é tão precioso que a apreciação dele faz com que ele estremeça ao pecar contra ele.

Isto conclui o argumento de Paulo contra a questão colocada pelos críticos dele (v.1) que achavam que a graça de Deus necessariamente é uma licença para pecar.

Tenha cuidado que não conclua deste capítulo que um crente está sem pecado. Ele ainda tem “a fraqueza da carne” (v.19), e não é somente possível mas é provável que cairá em algum pecado aqui ou ali. Veja I Jo 1:8 a 10. Lembre-se de que este capítulo é a resposta de Paulo aos seus críticos. Eles condenaram os ensinos dele, afirmando que ele estava mandando pessoas a pecaram para que magnificassem a graça de Deus. O crente que tem a graça de Deus, porém, não tem o desejo rebelde de simplesmente pecar. Ao invés disso, sabendo que o pecado é tão vergonhoso e sem valor, e sabendo que Jesus é tão amoroso e sacrificial, tem um desejo forte de obedecer a Deus. A graça nunca é uma licença para pecar, e aqueles que acham assim são muito enganados.

Perguntas Interativas

  1. O que é o fim das coisas de que agora nos envergonhamos?
  2. Para o que é o fruto de ser libertado do pecado e feito servo de Deus?
  3. O que é o fim de ser libertado do pecado e feito servo de Deus?
  4. O que é o salário do pecado?
  5. O que é o dom gratuito de Deus?

Palavras-Chave

  • Eterna – Dura para sempre; não tem fim
  • Fruto – Resultado; Consequência
  • Pecado – Desobediência a Deus
  • Salário – Pagamento justo
  • Santificação – Separação do pecado e identificação com Deus

RM040 | Romanos 6:14 a 20 | Os Preceitos da Graça Transformadora de Deus

Texto Bíblico | Obedeça a Lei| 6.3.1

14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

 Texto Bíblico | Apresente-se a Servir à Justiça | 6.3.2

16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.

Comentário

O pecado perde o seu poder sobre os que têm recebido a graça. Antes, condenava-os a morrerem (Rm 5:21); agora, eles estão livres (v.14). Paulo afirma, porém, que esta liberdade da punição nunca é uma razão para pecar (v.15).


Todo mundo pode escolher o seu senhor. Se alguém escolher a se submeter (“vos apresentardes” v.16) ao pecado, então ele será o servo do pecado. Se alguém escolher a obedecer a Deus, então ele será dominado pela justiça. A submissão ao pecado resulta em “morte. A submissão para Deus resulta em “justiça.” A razão porque o fim do pecado é a morte mas o fim da obediência é a vida é porque Paulo não está se referindo a obedecer a lei; mais sim, está se referindo a obedecer a verdade. (Esta é a verdade de Jesus Cristo, que pela Sua morte todo o pecado foi pago, e o homem pode ser feito inocente diante de Deus.) Por esta razão Paulo continua por dizer que o crente obedeceu “de coração à forma de doutrina” que tirou o domínio do pecado. Esta “doutrina” é ensinamento. Lembre-se de que o pecado inicial do homem era rejeitar o que a natureza ensinava de Deus (Rm 1:18, 25). Aqueles que aceitam a “doutrina” de Jesus Cristo estão essencialmente voltando para a verdade de Deus. Deus isso chama de obediência, e por ela Ele concede ao crente a justiça de Jesus Cristo. (É por esta justiça que o crente é dado vida.)

Paulo confirma, aos romanos, que eles não eram mais os servos do “pecado,” mas da “justiça” (v.18). Ele assim confirma para esclarecer o que está prestes de dizer. Eles eram um povo transformado que nunca serviria mais o pecado. Este fato, óbvio aos romanos e a Paulo, não era óbvio aos outros que erradamente pensavam que a doutrina da graça era uma licença para pecar. Ele, portanto, escolhe falar “como homem, pela fraqueza da vossa carne” (v.19). Sendo que os homens questionam a graça, e os seus questionamentos podem afeitar até os romanos (porque ainda tinham carne fraca), Paulo claramente manda-os a submeterem os membros do corpo à justiça, e não à imundícia ou ao pecado. Paulo adiciona que a justiça era impossível quando alguém era o servo do pecado (v.20). Os crentes, porém, desejam a justiça, então este desejo também serve como outra razão para evitarem o pecado.

No final das contas, a submissão a Deus leva o crente à “santificação” (.19); ele pertence “a Deus” (v.13). Isto magnifica a Deus e a Sua obra na vida de alguém que confia em Jesus Cristo.

Perguntas Interativas

  1. Estamos debaixo da lei ou debaixo da graça quando o pecado não tem domínio sobre nós?
  2. O que você se torna para aquele a quem você se apresenta?
  3. O que nós obedecemos de coração que nos fez não os servos do pecado mas da justiça?
  4. Do que éramos livres quando éramos os servos do pecado?

Palavras-Chave

  • Apresentai – Oferecei
  • Apresentardes – Oferecerdes
  • Apresentastes – Oferecestes
  • Carne – Corpo
  • Domínio – Poder; autoridade
  • Graça – Bondade de Deus aos que não merecem
  • Fraqueza – Debilidade
  • Justiça – Aquilo que alcança o padrão de Deus
  • Lei – Aqui, padrão escrito de Deus do certo e do errado
  • Pecado – Desobediência a Deus
  • Santificação – Separação do pecado e identificação com Deus

RM039 | Romanos 6:8 a 13 | O Poder da Graça Transformadora de Deus

Texto Bíblico | Perceba que a Morte e Ressurreição de Cristo Terminaram o Domínio da Morte Sobre Cristo| 6.2.1

8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;

9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.

10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

 Texto Bíblico | Perceba que Sua Própria Morte e Ressurreição em Cristo Terminaram o Domínio do Pecado Sobre Você | 6.2.2

11 Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;

13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

Comentário

A morte de Jesus Cristo pelos pecadores foi necessária apenas “uma vez” (como foi dito aqui em v.10 e em 5:15-19). Sendo que Cristo já provou a morte por todos (Hb 2:9), então não precisa morrer novamente, (“a morte não mais tem domínio sobre ele” v.9). Da mesma maneira, todos aqueles que têm morrido consigo viverão consigo (v.8).

Agora, Jesus Cristo “vive para Deus” (v.10). O crente semelhantemente deve viver para Deus também, tendo nova vida nEle. Isto faz sentido perfeito aos que consideram a morte que era requerida para possibilitar esta nova vida. Crentes vivem para Deus, não porque são ligados pela lei, mas porque são libertos da punição do pecado! A obediência nas vidas deles tem para a sua motivação o amor e a gratidão. (Por um estudo avançado, considere o poder infalível do amor segundo I Co 13.)

A ideia falsa, (ensinada por aqueles que infelizmente não entendem a graça), que os homens recebem Jesus só para poderem ter licença a pecar é absolutamente insensata aos que verdadeiramente têm recebido a graça de Deus. A última coisa que eles desejaram fazer era pecar mais; na verdade, queriam ser totalmente libertos do pecado e a sua punição! Agora, profundamente gratos pela sua salvação, eles vivem “para Deus.”


O crente deve reconhecer a sua nova morte para o pecado (que Paulo disse deve ser considerada em v.11). Ele ainda é muito capaz de desobedecer a Deus. O pecado, porém, não é requerido. A escravidão, agora acabada, é somente uma escolha. Paulo usa a palavra “certamente” para enfatizar este fato em v.11. Crente nenhum deve se convencer, então, que deve pecar como se fosse ainda servo do pecado—todo grilhão foi quebrado através de Cristo.

O pecado ainda deseja dominar sobre crentes, as tentações ainda assombram e “concupiscências” humanas continuam a espreitar (v.12). O crente, porém, pode tomar uma escolha. É uma escolha de submissão. Ou o cristão se submeterá (“apresenteis”)  os membros do corpo como ferramentas (“instrumentos”) ao mal ou como ferramentas ao bem (“justiça” v.13). A motivação a se submeter a Deus é o amor por Deus. Este amor, cheio de gratidão pela graça de Deus, anima o crente a viver de um modo justo.

 

Perguntas Interativas

  1. O que não mais tem domínio sobre Cristo, sendo que ressuscitou dentre os mortos?
  2. Quantas vezes Jesus precisava morrer?
  3. Para quem Cristo vive?
  4. O que nós devemos nos considerar para o pecado?
  5. Em quem estamos vivos para Deus?
  6. No que o pecado reina quando alguém obedece-lhe em suas concupiscências?
  7. Para quem os membros do seu corpo mortal devem ser apresentados?

Palavras-Chave

  • Apresentai-vos – Oferecei-vos; Colocai ao lado
  • Apresenteis – Ofereçais; Coloqueis ao lado
  • Considerai-vos – Reconheçai isso como um fato
  • Concupiscências – Desejos pecaminosos
  • Domínio sobre – É senhor de
  • Graça – O favor de Deus aos não merecedores
  • Iniqüidade – Injustiça; pecado
  • Instrumentos – Ferramentas
  • Justiça – Algo aceitável a Deus
  • Membros –  Extremidades
  • Mortal – Sujeito à morte
  • Pecado – Injustiça; algo errado e contra Deus
  • Reine – Governar com grande autoridade com a de um rei
  • Tentações – Provocações a pecar

RM038 | Romanos 6:1 a 7 | As Pinturas da Graça Transformadora de Deus

Texto Bíblico | A Morte ao Pecado e a Nova Vida em Cristo São Simbolizadas no Batismo| 6.1.1

1 QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?

2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

 Texto Bíblico | A Morte ao Pecado e a Nova Vida em Cristo São Simbolizadas na Plantação e no Crescimento duma Semente | 6.1.2

Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;

Texto Bíblico | A Morte ao Pecado e a Nova Vida em Cristo São Simbolizadas na Crucificação | 6.1.3

Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

Comentário

Capítulo 5 conclui que crentes têm a vida eterna pela graça de Deus, não importando o que acontece. Capítulo 6 responde à pergunta principal gerada por esta conclusão. Este próprio questionamento foi mencionado em Romanos 3:8. Agora, de uma forma mais completa, Paulo o responde.

A pergunta foi esperada: “Se um homem puder ter a vida eterna só pela fé simples em Jesus, então não é a verdade que ele deve continuar a pecar para que magnifique cada vez mais a graça de Deus” (v.2)? A resposta imediata de Paulo é: “Não, claro que não” (ou, “De modo nenhum” (v.2)).

Aqueles que levantam tal dúvida não entendem a graça. Paulo explica isso, mostrando que o crente é completamente batizado (ou, imerso) em Jesus Cristo. Este batismo (espiritual) em Jesus Cristo (simbolizado pelo batismo por imersão em água) é fundamental para esta graça (v.3). Como Jesus Cristo morreu na cruz, assim também o crente morre. Da mesma forma, o crente deve andar uma vida nova segundo a ressurreição de Jesus Cristo (v.4). Quando alguém recebe o batismo por imersão, está declarando que já morreu com Cristo e com Ele já ressuscitou (de uma forma espiritual). O corpo dele cruza a água como Jesus foi à cruz; está imerso como Jesus foi sepultado; e, é levantado assim como Jesus ressuscitou. Assim como o corpo está molhado, também esta pessoa é uma nova criatura em Jesus Cristo. Antes, negligenciava a verdade e permanecia no pecado; agora, vive diferentemente.


Paulo usa uma planta para a segunda pintura (v.5). Como a nova vida vem de uma semente morta, assim também vida nova deve vir de um homem que está morto com Cristo e ressurreto nEle.


A terceira pintura fica mais perto ainda à obra de Cristo na cruz. A natureza pecaminosa do homem é executada na cruz. Este “corpo do pecado” (v.6) permanece na cruz. Os braços não podem voltar ao seu lugar nem os pés podem andar novamente. O corpo se pendura para ser detruído. Esta morte é a morte do homem aos seus desejos naturais contra Deus. Ele nunca mais precisa serví-los; esse desejos têm sido mortos. Agora ele está livre.

Resumido, aqueles que verdadeiramente viraram para Cristo têm obtido a liberdade da escravidão do pecado. Estas três pinturas são entendidas por crentes, mas muitas vezes são difíceis de compreender por descrentes.

Perguntas Interativas

  1. Por que não devemos continuar no pecado para que a graça abunde?
  2. Como estamos mortos ao pecado?
  3. Por causa do que que Jesus fez nós devemos andar em novidade de vida?
  4. O que foi desfeito porque nosso homem velho foi crucificado com Cristo?
  5. O que é que o homem não precisa servir, estando morto em Cristo?

Palavras-Chave

  • Abunde – Transborde; exceda; passe por algo
  • Batismo – Imersão
  • Batizados – Imersos
  • Corpo do Pecado – Aqui, metáfora da escravização do homem ao pecado
  • Crucificado – Morto ou executado numa cruz
  • Glória – Esplendor
  • Graça – Bondade de Deus não merecida pelos recipientes
  • Homem Velho – Aqui, metáfora da escravização do homem ao pecado
  • Pai – Deus como aquele que causou Jesus nascer neste mundo
  • Pecado – Desobediência contra Deus
  • Ressurreição – Levantamento dentre os mortos
  • Ressuscitados – Levantados dentre os mortos

RM037 | Romanos | Índice de Capítulo 06

Capítulo 06 | A Graça de Deus

6.1.1 As Pinturas da Graça Transformadora de Deus (vv.1 a 7)

6.1.1 A Morte ao Pecado e a Nova Vida em Cristo São Simbolizadas no Batismo

6.1.2 A Morte ao Pecado e a Nova Vida em Cristo São Simbolizadas na Plantação e no Crescimento duma Semente

6.1.3 A Morte ao Pecado e a Nova Vida em Cristo São Simbolizadas na Crucificação

6.2.1 O Poder da Graça Transformadora de Deus (vv.8 a 13)

6.2.1 Perceba que a Morte e Ressurreição de Cristo Terminaram o Domínio da Morte Sobre Cristo

6.2.2 Perceba que Sua Própria Morte e Ressurreição em Cristo Terminaram o Domínio do Pecado Sobre Você

6.3.1 Os Preceitos da Graça Transformadora de Deus (vv.14-20)

6.3.1 Obedeça a Lei

6.3.2 Apresente-se a Servir à Justiça

6.4.1 A Perfeição da Graça Transformadora de Deus (vv.21-23)

6.4.1 A Perfeição do Pecado É Vergonha e Morte

6.4.2 A Perfeição da Graça É Santidade e Vida Eterna

RM036 | Romanos 5:20 e 21 | A Revelação da Lei

Texto Bíblico | A Lei (Primeira Etapa): Revela a Malignidade do Pecado do Homem | 5.3.1

20a Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse;

 Texto Bíblico | A Lei (Segunda Etapa): Revela a Grandeza da Graça de Deus | 5.3.1

20b mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Comentário

A lei veio com o bom propósito de não somente [1] revelar o pecado do homem, mas também [2] deixar o homem sem a oportunidade de esconder, negar ou desculpá-lo (como se diz aqui: “para que a ofensa abundasse” v.20a). Isto, novamente, não quer dizer que a lei criou o pecado. Ao invés disso, os muitos mandamentos contidos na lei são como os dedos de Deus apontando diretamente a todo ato pecaminoso do homem e declarando-o culpado.


O poder da lei para revelar o pecado também revela a grandeza da graça de Deus. Sendo que a lei mostra que o homem é o inimigo de Deus, e absolutamente culpado perante Ele em todos os aspectos, então o remédio a este problema deve ser grande. A graça de Deus é tão grande! Tal que Paulo escreve: “Onde o pecado abundou, superabundou a graça” (v.20b). Com estas palavras, Paulo introduz o quinto e último “muito mais” do capítulo (que é traduzido com “super-” no português).

Desde que a graça de Deus exceda o pecado do homem, então a culpabilidade pode ser removida do homem. Todo pecado, do passado, do presente e do futuro é removido do seu registro. A vida justa de Jesus Cristo fez que a sua morte fosse suficiente para satisfazer a dívida do pecado (veja Rm 3:24 a 26). A vida eterna se tornou disponível a todos.

Quando Jesus Cristo morreu na cruz, removeu a coroa do pecado e a colocou na graça. Quando o pecado reinou (v.21), a humanidade certamente precisava morrer. O decreto soberano do rei pecado era que o pecador deve morrer. Quando a graça reina, porém, seu decreto, por assim dizer, é “para a vida eterna” (v.21). Assim como o homem debaixo do pecado não podia pedir vida do seu rei (o pecado), também agora o homem debaixo da graça não pode fazer nada para mudar a opinião da graça sobre o seu futuro. Ele tem e terá a vida eterna. O domínio  da graça permite que a graça mesmo decrete que qualquer pessoa que crê em Jesus Cristo certamente e de forma imutável terá a vida eterna. Estas são as grandes conclusões de capítulo 5.

As conclusões de Paulo em capítulo 5 produzem perguntas sobre duas questões: [1] a graça, e [2] a lei. Estas questões serão respondidas em capítulos 6 e 7 respectivamente, depois das quais, em capítulo 8, Paulo voltará a mostrar que crentes não são mais condenados por causa de Jesus Cristo.

Perguntas Interativas

  1. O que veio para que a ofensa abundasse?
  2. O que mais abunda: o pecado ou a graça?
  3. O que reina pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor?

Palavras-Chave

  • Abundasse – Passasse pela frente de; Fosse além de
  • Abundou – Passou pela frente de; Foi além de
  • Decreto Soberano – Mandamento que não pode ser alterado
  • Graça – A bondade de Deus para pessoas desmerecidoras
  • Justiça – Aquilo que alcança o padrão de Deus
  • Lei – Aqui, o padrão de Deus do bem e do mal dado aos judeus
  • Ofensa – Aqui, pecado contra Deus
  • Pecado – Desobediência contra Deus
  • Reinasse – Dominasse
  • Reinou – Dominou
  • Superabundou – Passou muito além de
  • Vida Eterna – Aqui, vida sem fim; imortalidade