RM027 | Romanos 4:9 a 11a | A Imputação da Fé (e Não das Obras) por Justiça

Texto Bíblico | As Sagradas Escrituras Mostram que Abraão Tinha a Imputação da Sua Fé por Justiça Antes da Sua Circuncisão | 4.1.3

Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a foi imputada como justiça a Abraão.

10 Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.

11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da quando estava na incircuncisão,

 Comentário

Os judeus geralmente se referiam a si mesmos como a “circuncisão” e a todos os outros como a “incircuncisão.” (Veja I Sm 14:6; 31:4; I Cr 10:4.) Em capítulo dois, porém, Paulo ensinou que aqueles títulos eram para distinguir as pessoas que agradam a Deus daqueles que não O agradam.

Em capítulo quatro, Paulo estreita a definição destas palavras até mais. Primeiro, usa-as como os judeus as usariam (v.9), depois do qual ele volta ao seu uso original (v.11).

Paulo faz duas perguntas. Primeiro, “Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão?” (v.9)? Em outras palavras, Deus perdoará somente os judeus ou perdoará também os gentios dos seus pecados? Perdoará ambos.

Ele fortalece este ponto por meio de uma segunda pergunta. “Como lhe foi, pois, [a justiça] imputada? Estando [Abraão] na circuncisão ou na incircuncisão?” (v.10). Deus imputou a justiça antes ou depois ele foi circuncidado fisicamente? Deus lhe imputou-a antes; portanto, a circuncisão não lhe deu a justiça, mas a justiça fez que a circuncisão fosse necessária (v.11).

Isso contradiz mutio a idéia judaica. Os judeus pensavam que sua participação na circuncisão foi suficiente para identificá-los com Abraão; como se a prática por si mesmo fosse suficiente para fazer Abraão seu pai espiritual. Paulo mostra que na verdade a circuncisão não é um meio de dar a justiça, mas é uma marca que identifica o homem como alguém que já obteve a justiça pela fé.

Perguntas Interativas

  1. A justiça foi imputada a Abraão quando estava na circuncisão ou na incircuncisão?
  2. Qual foi o selo da justiça da fé que Abraão tinha?

Palavras-Chave

  • Bem-aventurança – Felicidade; alegria
  • Circuncisão – Aqui, (v.9) judeus identificados pela remoção da carne; (vv.10, 11) a remoção da carne
  • – Confiança
  • Imputada – Atribuída; aqui, algo dado um atributo por causa de outro atributo
  • Incircuncisão – Aqui, (v.9) os gentios; (v.10) estado de não ter a carne removida
  • Justiça – Aquilo que alcança o padrão de Deus
  • Selo – Autenticação; confirmação; sinal indacando que algo é genuíno, real ou verdadeiro

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