RM010 | Romanos 1:24 a 27 | O Homem Revela a Sua Rejeição de Deus

Texto Bíblico | Idolatria B (Fase 03): Deus Entregou o Homem às Concupiscências de Seu Coração  | 1.3.3

24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; 25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Texto Bíblico | Imoralidade (Fase 04): Deus Abandonou o Homem às Paixões Infames | 1.3.4

26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.  27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

Comentário

Deus não destruiu imediatamente a humanidade com raiva. Em vez disso, permitiu a humanidade auto-destruir. Deus não é impulsivo, mais com misericórdia e com carinho, pacientemente permite as escolhas do homem a serem os seus professores. Ele deixa o homem fazer como quiser, lhe mostrando quão longe irá nos seus desejo ímpios. Deus teria permanecido justo por simplesmente destruir o homem e criar uma nova raça inteira de pessoas. O homem deve estar muito grato a Deus que Ele não fez isto. A ingratidão que começou esta rejeição de Deus se tornou idolatria. A idolatria levou para práticas idólatras terríveis. Estas práticas eram nojentas e imorais. O homem se exaltou ao nível de Deus e acreditou em satisfazer todos os seus desejos como uma forma de adoração (v.24). Esta honra se transformou em desonra, enquanto o corpo humano e seus desejos descontrolados foram glorificados acima de Deus. Quando alguém muda “a verdade de Deus”(v.25) toda a verdade está afetada. (Para um estudo mais avançado, pode considerar os povos diferentes [p. ex. os cananeus] que destruiram seus corpos com adoração corrupta.)


O homem, quando abandonado, nem somente deteriora, mas seus desejos deterioram. Ele começa a sentir saudades das atividades que antes eram-lhe nojentas e vergonhosas (“paixões infames” v.26). Paulo disse: “Até as suas mulheres mudaram.” Isto enfatiza o decaimento da humanidade. É uma coisa quando os homens se tornam homossexuais, como o caso seja aqui, mas é algo completamente diferente quando as mulheres os seguem ao mesmo pecado. As mulheres sodomitas são um sinal certo que Deus já entregou as pessoas para paixões infames. Quando o homem rejeita a revelação de Deus da natureza logo rejeita o que a natureza revela sobre o homem mesmo. A natureza mostra que o homem foi desenhado como uma criatura de ordem. Seu corpo está apto para funções específicas. Enquanto o homem rejeita a Deus, também abandona estas funções por desejos maus (“se inflamaram em sua sensualidade” v.27). Esta perversão leva a práticas tortas. Este “erro” tem “a recompensa,” o resultado,  “que convinha.” Esta recompensa é a desonra daqueles que continuam no pecado, e para aqueles que voltam a Deus, profundo pesar.

Perguntas Interativas

  1. Deus entregou o homem para o que primeiro que levou-o a ter um comportamento corporal muito desonhoso?
  2. O que o homem adora mais que o Criador quando muda a verdade de Deus em mentira?
  3. Para o que Deus abandonou o homem a fim de que os homens e as mulheres fossem sodomitas?

Palavras-Chave

  • Concupiscências – Desejos; aqui, desejos pecaminosos
  • Honraram – Aqui, deu valor para um falso deus como se fosso o Deus verdadeiro
  • Inflamaram, se – Incendiaram-se; dominados por
  • Paixões infames – Desejos vergonhosos; desejos irracionais
  • Por isso – Portanto; por esta causa
  • Recompensa – Retribuição
  • Sensualidade – Desejos sexuais
  • Sodomitas – Homossexuais
  • Torpeza – Algo vil
  • Verdade – A interpretação correta da realidade, especialmente de Deus baseada nas coisas que são feitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s