Um Resumo do Livro de Gálatas

Servidão ou Liberdade

Como você entende a salvação?

shackles
Deus

Deus criou o homem num estado de inocência. Deus não colocou o pecado nele, mas o homem decidiu pecar e caiu daquela inocência (Gn 3:1 a 6). A corrupção do pecado entrou nele e passou para todos os homens (Rm 5:12). Deus ainda ama o homem, e enviou seu Filho, Jesus Cristo, para salvá-lo do pecado (Mt 1:21; Jo 3:16). A penalidade do pecado é a morte (Rm 6:23), então, Jesus Cristo veio morrer no lugar do homem (Rm 5:8). Por este único ato, a penalidade do pecado foi completamente cumprida em Cristo (Hb 10:14, 17, 18). Agora pela fé simples em Cristo, alguém pode ser salvo (At 16:31). Deus, por sua graça (Ef 2:5), aceita esta fé e imputa-a (atribui-a) ao homem por/como justiça (Gn 15:6; Rm 4); ou seja, o homem não tinha justiça suficiente nele (Is 64:6), mas Deus lhe deu a justiça de Jesus (II Co 5:21).

Paulo

Satanás sempre perverte a doutrina da salvação. Principalmente, ele leva o homem acreditar que o sangue inocente de Jesus derramado por ele não é justiça suficiente, mas que o homem ainda precisa produzir sua própria justiça por boas obras (por guardar a lei). As igrejas de Galácia (uma cidade em Ásia Menor) eram fascinadas a não obedecerem a verdade da justiça que vem de Jesus e foi confirmada pela vinda do Espírito Santo nelas (Gl 3:1, 2). Deus empregou Paulo, o apóstolo, para escrever-lhes a epístola de Gálatas a fim de corrigir este grande erro.

Aparentemente, “falsos irmãos…se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a…liberdade [que os irmãos tinham] em Cristo Jesus, para [os] porem em servidão” (Gl 2:4); ou seja, homens que não eram salvos e, portanto, não tinham o Espírito Santo confundiram as igrejas em Galácia com falsa doutrina sobre a lei. Elas tinham a liberdade que há na justiça que vem de Jesus (Gl 5:1), mas voltaram a escravidão que vem da lei. Esta carta foi escrita para lidar com este problema.

Você

Se você morresse hoje, sabe para onde iria? Muitos não sabem, e são assim, porque entendem erradamente que, além da justiça que Jesus forneceu por pagar a dívida do pecado na cruz, eles ainda precisam produzir sua própria justiça. Mesmo que a Bíblia fale repetidamente que a salvação não vem das obras (Ef 2:8, 9), ou seja, não vem de qualquer justiça humana, muitos estão tentando estabelecer a sua própria justiça, sem se submeterem à justiça que vem só de Jesus (Rm 10:2 a 4). O livro de Gálatas lida com este erro, e queremos muito que você compreenda bem melhor a justiça e a graça de Deus através do sangue de Jesus para a sua salvação! Deus abençoe!

Gálatas Responde a Três Perguntas Principais
O que é a graça de Cristo?

1:3b a 4 Jesus Cristo deu sua própria vida por nossos pecados…

3:26 …para que pudéssemos ser filhos de Deus.

O que nos permite participar da graça de Cristo?

2:16 Crer em Jesus Cristo nos justifica diante dos olhos de Deus, e…

3:13 …nos liberta da servidão da lei de Moisés.

Quais são as benções que a graça de Cristo dá ao crente agora?

5:1 Liberdade – A demanda da lei foi satisfeita por Cristo; a lei não condena mais o crente.

2:20 Vida – A morte do pecador foi levada por Cristo para o crente ter a vida eterna.

5:13-14 Amor – O crente serve por amor de Cristo que lhe deu a sua liberdade.

O apóstolo Paulo pregava uma mensagem simples: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo” (At 16:31). Esta mensagem não enfatiza a lei, mas enfatiza a graça de Deus. Sendo mau-entendido, Paulo sofreu muito. A acusação principal era que sua doutrina levava os seus ouvintes a viverem no pecado, que o crente pode abandonar a lei e viver em imoralidade e qualquer pecado porque ainda será salvo. Ao contrário, Paulo enfatizava somente que a verdadeira salvação da alma não vem das obras da lei, e isto porque a lei só consegue revelar que o homem é muito pecaminoso; não consegue transformá-lo. Isto sendo a verdade, Paulo também enfatizava que alguém não pode depender da sua obediência à lei para ser salvo, porque esta obediência sempre será insuficiente. Infelizmente, as acusações continuam contra a doutrina da graça de Deus até hoje. Nos dias de Paulo, as igrejas em Galácia aceitaram a verdade da graça de Deus, mas depois foram enganadas pelos “falsos irmãos.” Esta carta que foi bem proveitosa aos Gálatas é também proveitosa a nós. Que o Senhor abençoe o seu estudo desta carta esclarecedora!

[Note que o ponto principal da lei que os “falsos irmãos” enfatizavam era a circuncisão. É importante reconhecer que cada vez que Paulo usa os termos da circuncisão se refere a lei de Moisés.]

Catorze Fatos Mostrando que (por Meio da Fé) Só a Graça de Cristo Justifica o Homem diante dos Olhos de Deus sem as Obras da Lei
  1. 1:10 a 24 O Testemunho dos Outros Apóstolos
    Os outros apóstolos não disconcordaram de Paulo; ao contrário, glorificavam a Deus a respeito dele.
  2. 2:15 a 18 A Inabilidade Humana de Ser Justificado pela Lei
    Até os judeus que sempre tinham a lei também creram em Jesus Cristo para serem justificados.
  3. 2:19 a 21 A Necessidade da Morte de Cristo
    Se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
  4. 3:1 a 5 Os Resultados Claros pela Pregação da Fé
    Pela fé em Jesus Cristo, os Gálatas (1) receberam o Espírito Santo, (2) padeceram perseguição e (3) testemunharam milagres.
  5. 3:6 a 9 A Justificação de Abraão por Deus
    Deus justifica os gentios pela fé, e, portanto, já demonstrou isto por justificar Abraão pela fé antes da vinda da lei.
  6. 3:10 a 14 O Velho Testamento Já Declara a Maldição da Lei
    A lei só traz a maldição, segundo seus requerimentos velhotestamentários, mas Jesus foi amaldiçoado na cruz por nós.
  7. 3:15 a 20 A Promessa da Aliança de Deus com Abraão Não Foi Alterada pela Lei
    A lei de Moisés foi dada só para demonstrar a necessidade da promessa a Abraão, mas nunca a invalida.
  8. 3:21 a 29 O Propósito da Lei
    A lei nos serviu de aio (professor) para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
  9. 4:1 a 7 A Adoção de Filhos 
    O filho adotado por Deus no final das contas receberá a herança sem servir mesmo que não tenha a herança ainda.
  10. 4:8 a 10 A Ignorância de Achar que por Guardar os Rudimentos da Lei Há Salvação
    A mesma ignorância que leva alguém a adorar falsos deuses leva alguém a confiar nos rudimentos fracos e pobres da lei para a salvação.
  11. 4:21 a 31 A Maneira em que Deus Tratou os Dois Filhos de Abraão
    Os dois filhos de Abraão são uma alegoria, Ismael de Agar que representa a servidão da lei e Isaque de Sara que representa a promessa, e Deus rejeitou Ismael da herança.
  12. 5:1 a 7 A Necessidade de Guardar Toda Lei Se a Salvação É pela Lei
    Se precisar guardar um ponto da lei (por exemplo, a circuncisão), então é necessário ser escravo da lei inteira.
  13. 5:8 a 12 A Rejeição dos Ensinamentos de Paulo
    Os ensinamentos de Paulo não teriam sido rejeitados se ele ensinasse que a lei (principalmente a circuncisão) salva.
  14. 6:11 a 15 A Falha dos Falsos Irmãos
    Nem os falsos irmãos que estão ensinando salvação através da lei guardam a lei.
Conclusão

Servidão ou liberdade? Qual destes você quer? Há liberdade em Cristo pelas promessa de Deus e só servidão insuportável na lei. As pessoas mais felizes no mundo são aqueles que sairam da servidão e agora estão livres em Cristo. Esta liberdade não é liberdade para desobedecer, mas para obedecer. A pessoa livre para obedecer não vai se sentir ameaçada pela justiça de Deus se tiver alguma falha por parte dela. Já é salva e tem certeza disso; agora obedece, não para obter ou manter sua salvação, mas porque ama o Senhor Jesus Cristo que a salvou. Isto é a Graça de Cristo, a mensagem de Paulo e a verdade apresentada no livro de Gálatas. Que Deus lhe revele a Sua graça hoje!

[Note que você pode se aprofundar mais no livro de Gálatas através dos estudos fornecidos aqui. São esboços de cada capítulo dando os pontos principais. São bons para usar num estudo bíblico ou na escola dominical! Se tiver uma dúvida, entre em contato conosco!]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s